quarta-feira, 7 de março de 2012

CELUTA FIGUEIREDO COSTA - MINAS-NOVENSE EXEMPLAR!


CELUTA FIGUEIREDO COSTA, professora, comerciante e fazendeira de Minas Novas, também foi grande líder comunitária. Combativa militante política da antiga UDN elegeu-se, em 1947, para o cargo de vereadora e presidiu a Câmara Municipal daquele histórico município, quando fazia corajosa oposição à corrente dominada pelo Dr. Chico Badaró ”interventor nomeado por Benedito Valadares (Ditadura de Vargas) que dominava – de forma predatória e coronelística - grande parte do Vale do Jequitinhonha”.
TRE faz levantamento histórico sobre as mulheres eleitas em Minas
Levantamento do Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) mostra o quanto a participação da mulher na política de Minas se alterou nos últimos 60 anos. Nas eleições de 2008, foram eleitas no estado 51 prefeitas e 831 vereadoras. 

Em 1947, primeira eleição municipal realizada após a reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil, o número de vereadoras mineiras foi de 17, não tendo sido eleita qualquer prefeita. Esse levantamento do ano de 1947 pode não ser exato, pois há alguns nomes que constam das atas do TRE que podem ser masculinos ou femininos – o que não foi possível ser esclarecido. As estatísticas de eleitos por sexo em 2008 podem ser consultadas no site do TSE (http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/estatistica2008/est_result/cargo.htm
 ). 

Em Belo Horizonte, onde foram eleitas em 2008 cinco vereadoras (uma delas depois escolhida presidente da Câmara), nenhuma mulher se elegeu vereadora em 1947. Em 18 de julho de 1949, a escritora Alaíde Lisboa (PTN), que ficou como suplente nas eleições de 47, foi empossada como a primeira vereadora da Capital mineira. As primeiras deputadas estaduais mineiras foram eleitas em 1962: Maria José Nogueira Pena (PSD) e Marta Nair Monteiro (PDC). Já a primeira deputada federal foi Nysia Carone (falecida recentemente), eleita em 1966 pelo MDB (e cassada em 1968 pelo AI-5). A primeira senadora eleita por Minas Gerais foi Júnia Marise (PRN), em 1990.

Vereadoras eleitas em 1947 em Minas Gerais 

Águas Formosas – Laudelina Gonçalves Melo Costa (PSD)
 
Almenara – Angelina Pereira do Nascimento (PR)
 
Araguari – Hilda Ferreira da Cunha (PSD)
 
Ataléia – Malvina Bandeira Gazel (UDN-PR)
 
Brasília (Brasília de Minas) – Emília Teixeira de Carvalho Sobrinha (PSD)
 
Campo Belo – Ione Maia (PSD) e Jacira Vilela da Silva (UDN)
 
Campo Florido – Lucilia Soares Rosa (PSD)
 
Capelinha – Herminia Eponina da Silva (PSD)
 
Minas Novas – Celuta de Figueiredo Costa (UDN) 
Pirapetinga – Nilza Martins (UDN-PR-PSD)
 
Pirapora – Maria de Oliveira (PTB)
 
Recreio – Maria de Castro Gama Lima (UDN)
 
Sacramento – Paula de Graça Lima (PSD-PTB)
Santa Rita de Jacutinga – Rita Mendonça (PR)
 
Serro – Arlita de Lourdes Barbosa (PSD)
 
Varginha – Lucia de Carvalho (PSD)

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TRE-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário